Consciência ou luta?


Hoje deveria ser um dia de reflexão, um dia para pensarmos sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, refletir e discutir sobre cotas, preconceitos e tantos outros assuntos, mas em Londrina algumas coisas não deixam.

A Lei Áurea ao dar liberdade, jogou os negros em uma sociedade branca e rica que até hoje põe barreiras em representatividades deste povo, dois exemplos são as decisões da retirada do feriado do Dia da Consciência Negra no calendário da UEL e o funcionamento normal do comércio em Londrina.

Estas decisões mostram o retrocesso social e a prática de um preconceito velado em Londrina onde somente em 2010, 2011 e 2012 a cidade parou neste dia, e ainda sim com diversos pedidos para que isso não acontecesse.

O Dia Nacional da Consciência Negra, apesar de nacional, não é feriado em todo o Brasil e mesmo Londrina tendo uma lei que regulamenta este dia, o desprezo pela data vem ao segundo ano através de uma liminar pedida pela FIEP e concedida pelo TJ.

Vinte de novembro é a data da morte de Zumbi, líder do local que abrigava negros fugitivos da escravidão, o Quilombo dos Palmares. Vergonhosamente isto não é levado em consideração e a história é deixada pra trás, fingindo que nada disso aconteceu.

Ao meu ver hoje não é ainda, infelizmente, dia da consciência negra e sim mais um dia de lutar para subir de novo o degrau do qual caímos ano passado.



Ano passado neste dia, fiz uma postagem sobre representatividade pela liminar da data.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock